JORNAL DO SINDAUT

REAJUSTE PELO INPC MAIS GANHO REAL DE 3%

Diretores do SINDAUT junto com os trabalhadores decidem a pauta de reivindicações

Em assembleia realizada no SINDAUT, dia 06 de dezembro, os trabalhadores aprovaram a pauta reivindicatória com a reposição do INPC (inflação dos últimos 12 meses) mais 3% de ganho real – o mesmo reajuste aplica-se ao tíquete refeição e auxílio alimentação. A data base é 1º de fevereiro. Ainda se decidiu pela manutenção de cláusulas sociais e econômicas do acordo anterior: plano de saúde/seguro saúde, anuênio, pagamento de horas-extras, PLR e  auxílio creche. Foi decidido ainda que, na Convenção de 2018, será proposta a obrigatoriedade de homologação da rescisão contratual no Sindicato, além de garantir no acordo coletivo que a contribuição assistencial será cláusula obrigatória para manter o atendimento jurídico gratuito e serviços sociais prestados, entre outros.  Nesse período de transição para a nova lei trabalhista, os sindicatos estão estudando formas de captar recursos, já que o chamado “imposto sindical” não existe mais desde 11 de novembro.

Fernando Bandeira, presidente do SINDAUT, ressaltou os efeitos nocivos que a nova Lei Trabalhista tem provocado nas relações de trabalho entre patrões e empregados. Considerou que tanto a nova lei trabalhista, como a proposta da reforma da Previdência retiram direitos conquistados o que torna necessária a maior participação dos trabalhadores. “É preciso que a categoria mais do que nunca esteja presente nas negociações para a próxima Convenção Coletiva. Este foi um ano marcado por ataques diretos aos nossos direitos. Lutaremos para manutenção daquilo que já foi conquistado” – disse Bandeira.

Segundo Wagner Santana, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, “se o trabalhador se opuser ao desconto da contribuição assistencial não poderá se beneficiar do acordo em nenhum ponto – ou seja, não ganha reajuste e nem a participação nos lucros e resultados (PLR).

Negociação coletiva ganha mais força

A nova lei não tirou dos trabalhares direitos como férias, décimo terceiro, aviso prévio, estabilidade, entre outros direitos assegurados na CLT. A possibilidade de mudança e adequação nos dispositivos da legislação trabalhista nos limites estabelecidos é sem dúvida uma garantia que o Sindicato tem para com os trabalhadores. Neste contexto o papel do SINDAUT passa a ter importância muito maior na solução das divergências que hoje sobrecarregam as Varas do Trabalho.

Contribuição para fortalecer a categoria

Se o papel dos sindicatos passou a ser mais importante neste momento de transição, aumentou também a responsabilidade em bem conduzir campanhas salariais para a construção da Convenção Coletiva de Trabalho, assegurando melhores negociações para a categoria. Neste sentido, a contribuição sindical acordada na Convenção é fundamental para o fortalecimento e manutenção dos sindicatos.CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL DO SINDAUT.