MTE DA AVAL A CONTRIBUICAO SINDICAL


02/04/2018 - Anaïs Fernandes / Willian Castanho

A Secretaria de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho defende a cobrança do imposto sindical de todos os trabalhadores de uma categoria após a aprovação em assembleia.

A nota técnica nº 2/2018, assinada pelo secretário Carlos Cavalcante Lacerda, devolve aos sindicatos um direito que é interpretado como uma decisão do trabalhador.

À Folha, Lacerda disse ter recebido de entidades mais de 80 pedidos de manifestação.

“Sem a contribuição, pequenos sindicatos não vão sobreviver. A nota pode ser usada para os sindicatos embasarem o entendimento de que a assembleia é soberana”, afirmou Lacerda.

Sindicalistas comemoram a nota do secretário do governo Michel Temer.

“O Ministério do Trabalho adotou uma posição de equilíbrio”, disse Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Sindicatos como o dos comércios de São Paulo, base de Patah, têm realizado assembleias gerais com a participação de uma parcela da categoria para impor a taxa a todos os trabalhadores.

Tanto o Supremo como a Justiça do Trabalho têm sido bombardeados com ações pela volta da obrigatoriedade da contribuição sindical.

Para Dall’Acqua, o documento do ministério é inepto. “Notas técnicas são orientadoras de fiscalização, mas o texto não foi feito pela área competente, de auditores fiscais. A secretaria ultrapassou sua competência.”

O documento, porém, diz que a secretaria tem autoridade para emitir parecer técnico sobre legislação sindical.

A nota ainda recorre a uma argumentação jurídica: “Não se desconhece que a Constituição Federal de 1988 deu brilho às entidades sindicais. Reconheceu, inclusive, a força da instrumentalidade coletiva advinda da negociação coletiva (art. 7º)”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMUNICADO    COMUNICAMOS QUE ESTE SINDICATO DOS EMPREGADOS DE AGENTE AUTÔNOMOS DO COMÉRCIO, ENCERRARÁ O SEU EXPEDIENTE NO DIA 21/12/18 (NATAL) E RETORNARÁ AOS TRABALHOS EM 02/01/2019. (ANO...
Os trabalhadores da Ferroport aprovaram em assembleia ontem, dia 12 dezembro, no Sindicato,   a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho. Foi aprovado por unanimidade o reajuste   salarial so...
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA Pelo presente edital, ficam convocados os empregados das Categorias representadas pelo Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em...
Após a EMGEPRON oferecer uma proposta de reajuste zero nos salários e benefícios para 2019, o SINDAUT protocolou pedido de audiência no Ministério Público do Trabalho para que o Procurador do Trabalho...
SAIBA QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, E PARA QUAIS PASTAS SERÃO TRANSFERIDAS De acordo com futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, atribuições serão divididas em três difere...