Notícias

06/06/2023 - FERIADO CORPUS CHRISTI

    O SINDAUT informa que funcionará no dia 09/06, SEXTA FEIRA, devido o feriado de CORPUS CHRISTI.

    Voltaremos às ATIVIDADES NORMAIS NA SEGUNDA FEIRA DIA 12/06

01/06/2023 - SINDAUT FIRMA PARCERIA COM ACM/LAPA

    SINDAUT FIRMA PARCERIA COM A ACM/ LAPA

    Os associados ao SINDAUT têm direito a descontos nas mais diversas atividades oferecidas pela ACM/LAPA nas seguintes modalidades: Natação, Hidroginástica, Musculação, Y Fitness e esportes de quadra. Os descontos são de 20% válidos e aplicados para os planos de pagamentos Trimestral, Semestral e Anual. Para ter direito ao benefício basta se dirigir ao Sindicato de segunda a sexta-feira e pegar uma carta de encaminhamento das 10h às 16h. Informações adicionais no Tel: 3077-2700 ou pelo site www.sindaut.org.br .     

     Piscina semi-olímpica da ACM – Rua da Lapa nº 86 

23/05/2023 - ENTENDA A MEDIDA A SER ANALISADA PELO STF QUE PODE MUDAR DEMISSÕES NO BRASIL

    Corte volta a analisar processo nesta sexta-feira (19); caso foi iniciado em 1997

    Fonte: CNN Brasil – Formato reduzido

    Entre os dias 19 e 26 de maio o Supremo Tribunal Federal deve analisar um processo que pode mudar as regras de demissão sem justa causa. Iniciado em 1997, o tema está parado desde outubro do ano passado, após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.


    Trata-se da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma norma internacional que regulamenta o término da relação de trabalho por iniciativa do empregador.

    O artigo 4º da Convenção diz que o término da relação de trabalho com o empregado não poderá ser feito exceto se existir uma causa justificadora para a demissão.

    O artigo ainda dispõe que as causas justificadoras da rescisão devem ser de ordem relacionada à capacidade do empregado, do seu comportamento ou nas necessidades de funcionamento da empresa.

    O Brasil havia aderido à convenção, mas, em 1997, o então presidente Fernando Henrique Cardoso denunciou o acordo e ele acabou sendo suspenso.

    Agora, após 25 anos, o STF vai julgar a inconstitucionalidade da denúncia de FHC. Se ela for aceita, a empresa será obrigada a justificar o motivo da demissão do funcionário.

    Próximos passos

    No status atual do julgamento, este não é o prognóstico que está prevalecendo. Em todo caso, os contratos de trabalho em vigor seriam impactados de imediato e automaticamente.

    Em paralelo — tal qual como já ocorre atualmente nos casos de dispensa por motivo disciplinar (demissão por justa causa) —, as empresas precisariam reunir internamente evidências para dar suporte à sua decisão de rescindir o contrato, para serem usadas em sua defesa, caso o empregado conteste judicialmente a sua dispensa.

    O motivo da demissão não deveria ser registrado na carteira de trabalho, pois isso poderia expor o empregado e dificultar sua recontratação por outra empresa. Considerando o status da jurisprudência atual, se a empresa anotar na CTPS o motivo da dispensa, ela poderá responder por danos morais.

    Impactos trabalhistas

    A informalidade na contratação é um fenômeno muito mais econômico do que jurídico, resultante dos altos encargos que giram em torno do pagamento de salário no país e de condições adversas macroeconômicas, que impactam empresas no Brasil.


    Efeitos práticos

    O texto da Convenção 158 da OIT sempre se reporta à necessidade de suas disposições estarem em “conformidade” e de serem implementadas “através da legislação local”, que, no caso do Brasil, já prevê quase tudo que a Convenção 158 determina, como: seguro-desemprego; indenização pela dispensa; aviso prévio: direito a questionar a dispensa motivada em tribunal.

    Além disso, quando a justificativa do que seria uma “dispensa motivada” não for aceita pelos órgãos de controle (tribunais) e, na forma da legislação nacional, não for possível anular ou propor a readmissão, a consequência seria a fixação de uma indenização (artigo 10).

    Convenção 158 X CLT

    A Convenção 158, ao considerar as dispensas decorrentes desses fatores, como motivadas, permitiria de dispensa por motivos econômicos ou tecnológicos, por exemplo, não precisariam de indenização, o que não ocorre no Brasil — que apenas afasta o pagamento de indenização nas dispensas realizadas por causa disciplinar.

    O Brasil já tem uma ordem constitucional que protege trabalhadores contra dispensa arbitrária ou sem justa causa, mas a solução para esses casos, até norma complementar regulamentadora, resultará apenas no pagamento da indenização de 40% do saldo do FGTS — regra já existentes e aceita, inclusive nas hipóteses de rescisão que a convenção 158 considera justificável (motivos econômicos, tecnológicos e estruturais).

    No ordenamento nacional, apenas empregados dispensados por causas disciplinares (art. 482 da CLT) perdem o direito a aviso-prévio e indenização de 40% do FGTS, devida em todas as demais hipóteses.

     

19/05/2023 - CAIXA EMITE NOVO ALERTA CONTRA GOLPE NO FGTS

        Caixa emite NOVO ALERTA DE GOLPE no FGTS

    A Caixa Econômica Federal emitiu um comunicado com o intuito de esclarecer que uma publicação viral nas redes sociais, juntamente com um vídeo, que promete o "desbloqueio do FGTS", que é falsa. A instituição financeira está alertando os cidadãos para que não se deixem enganar por esse tipo de informação enganosa.

    Essa postagem, que está sendo amplamente compartilhada, afirma que é possível desbloquear o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço por meio de um aplicativo, prometendo aos usuários a oportunidade de sacar o dinheiro em poucas horas.

    Sobre o assunto, o banco público garante que essas informações não são verdadeiras e classifica a postagem como sendo falsa. Por isso, é importante que os cidadãos fiquem atentos para não cair nesse novo golpe do FGTS.

    Ao invés de fornecer acesso ao FGTS, a publicação feita por criminosos tem como objetivo induzir os leitores a fornecerem seus dados pessoais e, posteriormente, adquirir um suposto aplicativo. Segundo a publicação, o aplicativo garantiria o saque dos juros acumulados.

    A Caixa enfatiza que os únicos canais oficiais para obter informações sobre o FGTS são os seus canais de atendimento, como o site oficial da Caixa, as agências bancárias e os correspondentes autorizados.

    Se os cidadãos receberem qualquer oferta suspeita ou se depararem com publicações semelhantes, a instituição financeira recomenda que entrem em contato imediato com a instituição para obter esclarecimentos e denunciar a possível fraude do FGTS.

    Saiba o conteúdo da postagem

    A publicação falsa está circulando nas redes sociais, atraindo a atenção dos usuários com promessas de saque dos juros do FGTS. O texto alega que apenas uma parcela mínima dos trabalhadores está ciente dessa possibilidade e que é possível obter uma quantia considerável, que varia de 5 a 13 salários mínimos, por meio de um aplicativo.

    A postagem sugere que não importa se o FGTS já foi sacado ou está bloqueado, afirmando que o valor acumulado ao longo do tempo pode ser facilmente retirado. O vídeo anexado à publicação promete revelar um processo simples para realizar o saque usando o aplicativo mencionado.

    Veja como evitar cair no golpe

    O Governo Federal e a Caixa Econômica Federal não têm conhecimento ou envolvimento com o aplicativo mencionado na publicação. Não há nenhuma iniciativa oficial que permita o saque dos juros do FGTS por meio de um aplicativo específico. Portanto, muito cuidado ao clicar em links desconhecidos que ofertem vantagens.

    Para evitar golpes, o usuário precisa sempre procurar informações sobre o FGTS nos canais oficiais, a exemplo do seu site oficial na Caixa Econômica Federal, agências bancárias e correspondentes autorizados. No caso de dúvidas ou suspeitas de fraudes, é necessário entrar em contato com os canais oficiais da Caixa para obter mais informações.

     

    Fonte: REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR

     

12/05/2023 - PAGAMENTO DO PIS TERÁ NOVO VALOR A PARTIR DESTA SEGUNDA, DIA 15

    A PARTIR DE SEGUNDA O PAGAMENTO DO PIS TEM NOVO VALOR

     

    O abono salarial do PIS/Pasep de 2023 (ano-base 2021) volta a ser pago na segunda-feira (15) a dois novos grupos. A estimativa é que nesta rodada de pagamentos cerca de 3,9 milhões de trabalhadores receberão o benefício em todo o país.

    A Caixa Econômica Federal deposita o dinheiro para os nascidos em julho e agosto, totalizando pagamentos de R$ 3,8 bilhões.

    Já o Banco do Brasil paga os servidores públicos que tem os números 4 e 5 de final de inscrição no Pasep - veja abaixo os calendários detalhados.

    Até julho, cerca de 23,6 milhões de pessoas devem beneficiadas - recebendo até um salário mínimo, reajustado em janeiro. A consulta para saber se vai receber e qual será o valor foi liberada em fevereiro na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br.

    Quem tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep?

    Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021). Por isso, empregadas domésticas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física não tem direito.

    O pagamento do abono para trabalhadores informados na RAIS até o dia 21 de junho de 2022 e no eSocial, até o dia 5 de dezembro de 2022, serão disponibilizados no calendário de pagamento de 2023 e, após essas datas, no calendário do exercício seguinte.

    Para ter mais informações sobre o PIS, o trabalhador também pode baixar o aplicativo Caixa Trabalhador. Nele é possível saber sobre o abono salarial e o seguro-desemprego - que tem novo valor em 2023 -, confere o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e pode tira dúvidas.

    O aplicativo está disponível na Play Store, para smartphones Android, e na App Store, para telefones da Apple. A Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

    PIS

    É preciso, ainda estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos. Em caso atividade remunerada para Pessoa Jurídica, esta deve ter sido exercida durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração. Ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

    O Abono Salarial/PIS é destinado aos empregados do setor privado e é pago considerando o mês de nascimento do trabalhador. O depósito é feito pela Caixa Econômica Federal.

     

     

    Abono Salarial do PIS 2023 (ano-base 2021)

     

    NASCIDO EM          RECEBEM A PARTIR DE RECEBEM ATÉ

    JANEIRO      15/02/2023    28/12/2023

    FEVEREIRO            15/02/2023    28/12/2023

    MARÇO         15/03/2023    28/12/2023

    ABRIL            15/03/2023    28/12/2023

    MAIO  17/04/2023    28/12/2023

    JUNHO          17/04/2023    28/12/2023

    JULHO          15/05/2023    28/12/2023

    AGOSTO       15/05/2023    28/12/2023

    SETEMBRO 15/06/2023    28/12/2023

    OUTUBRO    15/06/2023    28/12/2023

    NOVEMBRO            17/07/2023    28/12/2023

    DEZEMBRO 17/07/2023    28/12/2023

    Fonte: Ministério da Economia

    A Caixa depositará o dinheiro na conta corrente ou poupança, para quem é cliente do banco, ou na conta poupança digital, para quem não é cliente do banco e o dinheiro deverá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Para quem já tem conta na Caixa, os créditos são realizados nas contas existentes e os valores podem ser movimentados com o cartão da conta, pelo internet banking ou pelo aplicativo do banco.

    Nos casos em que o valor do abono salarial não puder ser creditado em conta na Caixa ou em uma conta poupança social digital, o trabalhador pode sacar o dinheiro com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências.

    Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência do banco (Caixa), mediante apresentação de documento de identificação.

     

02/05/2023 - NOVO SALÁRIO MÍNIMO ENTROU EM VIGOR ONTEM: R$ 1.320.00

    R$ 1.320: novo salário mínimo entra em vigor hoje

    Remuneração mensal passou de R$ 1.302 para R$ 1.320


    - Do InfoMoney

    A partir desta segunda-feira (1º), o trabalhador que recebe salário mínimo tem o segundo reajuste do ano. A remuneração mensal passou de R$ 1.302 para R$ 1.320. A medida provisória com o aumento foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.                                                                                             

    O valor de R$ 1.320 originalmente estava previsto no Orçamento Geral da União de 2023. No entanto, foi adiado em quatro meses porque o salário mínimo neste valor não permitiria pagar os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante todo o ano.

    O aumento para R$ 1.320 ficou em discussão porque os R$ 6,8 bilhões destinados pela Emenda Constitucional da Transição se mostraram insuficientes para bancar o aumento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atrelados ao salário mínimo. Isso porque a forte concessão de aposentadorias e pensões no segundo semestre do ano passado criou impacto maior que o estimado para os gastos do INSS neste ano.

    De acordo com o Ministério da Fazenda, além dos R$ 6,8 bilhões, o governo precisaria de R$ 7,7 bilhões para bancar o aumento do salário mínimo para R$ 1.320 ainda em janeiro. Inicialmente, a equipe econômica queria adiar o reajuste para 2024, mas o governo conseguiu encontrar recursos para o novo aumento do mínimo. O dinheiro veio do recadastramento do Bolsa Família, que eliminou 1,2 milhão de beneficiários em situação irregular apenas em abril.

    “O relator [do Orçamento], depois que o projeto foi encaminhado ao governo federal, reforçou o orçamento do Ministério da Previdência em R$ 6,8 bilhões. Só que esse recurso foi consumido pelo andar da fila do INSS [redução da fila de pedidos]. A partir do início do processo eleitoral, a fila começou a andar”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em janeiro.

    Segundo o ministro, a aceleração da inclusão de aposentadorias e pensões consumiu os R$ 6,8 bilhões. “Pedimos para a Previdência refazer os cálculos, para repassar na mesa de negociação que será aberta com os sindicatos. O presidente cumpre a palavra este mês e cumprirá a palavra este ano [sobre a valorização do salário mínimo acima da inflação]”, acrescentou o ministro na ocasião.

    Projeto

    Após os dois reajustes deste ano, um em janeiro e outro agora em maio, o governo busca discutir uma política de valorização permanente do salário mínimo a partir de 2024. Na última sexta-feira (28), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, informou que o governo em breve enviará um projeto de lei que retoma a fórmula que vigorou de 2012 até 2019.

    Pela política anterior, o salário mínimo era corrigido pela inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

    Caso o PIB encolha, haverá apenas a reposição pela inflação. O Ministério da Fazenda defendia outra fórmula, que incluiria a variação do PIB per capita e teria impacto menor no Orçamento, mas foi vencido.

     

25/04/2023 - DOW E COCA COLA ESTÃO COM VAGAS ABERTAS PARA ESTÁGIO E TRAINEE

     

    DOW E COCA COLA ESTÃO COM VAGAS ABERTAS PARA ESTÁGIOS E TRAINEE

     

    Os programas de estágio ou trainee são, geralmente, a porta de entrada de estudantes e profissionais recém-formados no mercado de trabalho.

    No caso das pessoas que já concluíram a graduação, os programas de treinamento também aumentam as chances de conquistar cargos de liderança e destaque a médio prazo são maiores — principalmente nas áreas de recursos humanos, comunicação, finanças e tecnologia, segundo uma pesquisa recente da plataforma de recrutamento e seleção Empregos.com.br.

    Outro fator interessante dos programas de trainee é a remuneração. De acordo com o levantamento, o salário médio para o cargo é de R$ 2.880, a depender da área de atuação e região. No Paraná, por exemplo, um trainee ganha, em média, R$ 3,5 mil por mês. Já em São Paulo, o valor é de R$ 3,3 mil.

    Agora que você já sabe disso: Confira a seguir, a lista completa de oportunidades da semana. Boa sorte!

    1. Estágio na Suzano

    A Suzano, empresa fabricante de bioprodutos, abriu dois programas de estágio com inscrições até 28 de abril. As vagas são para estudantes de cursos técnicos e de graduação, para atuação nas áreas corporativa, industrial e florestal da companhia.

    A empresa oferece bolsa-auxílio compatível com o mercado, plano de saúde e seguro de vida. Os programas de estágio têm início previsto para agosto de 2023.

    ESTÁGIO SUPERIOR

    Para participar do programa, os candidatos precisam ter graduação com formatura prevista entre julho de 2024 e julho de 2025 e todos os cursos são aceitos.

    As vagas são para as cidades de São Paulo (SP), Itapetininga (SP), Limeira (SP), Jacareí (SP), Suzano (SP), Três Lagoas (MS), Ribas do Rio Pardo (MS), Maracanaú (CE), Aracruz (ES), Belém (PA), Imperatriz (MA) e Mucuri (BA).

    Os estudantes interessados devem se inscrever pela plataforma Kenoby, clique aqui.

    ESTÁGIO TÉCNICO

    Para participar do processo seletivo, os estudantes precisam:

    Ter 18 anos ou mais;

    Estar cursando nível técnico no período noturno, com vínculo até agosto de 2024 ou posterior.

    As vagas técnicas são para as cidades de Aracruz (ES), Belém (PA), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Imperatriz (MA)

    ​Jacareí (SP), Limeira (SP), Maracanaú (CE), Mucuri (BA), Suzano (SP) e Três Lagoas (MS).

     

    As inscrições também devem feitas pela plataforma Kenoby, acesse aqui.

     

    2. UBS

    O grupo UBS, do banco suíço UBS BB, abriu as inscrições para o programa de estágio de verão, com início em junho. As vagas são exclusivamente para estudantes universitários que se autodeclaram negros. As candidaturas vão até 28 de abril.

    Não há restrição de curso ou período da graduação.

    O programa tem duração de quatro semanas e os aprovados vão atuar nas áreas de research e global markets.

    Por fim, os interessados devem se inscrever na plataforma Cia de Estágios, clique aqui.

    3. Grupo Elfa

    O Grupo Elfa está com vagas de estágio abertas, com inscrições até 03 de maio. As oportunidades são para diversas áreas nas cidades de Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maringá (PR), Contagem e Belo Horizonte (MG), Santos, Santana de Parnaíba, Osasco e São Paulo (SP).

    Para participar do processo seletivo, os estudantes interessados devem ter concluído, ao menos, 50% da graduação ou ter formatura prevista em junho de 2025; não há restrição de curso.

    ESTÁGIO DE FÉRIAS

    A companhia também está com inscrições abertas para o estágio de férias e as candidaturas podem ser feitas até 03 de maio.

    O programa tem duração de um mês e é voltado para estudantes que estão nos primeiros semestres da graduação, sem experiência anterior. As vagas são para as cidades de São Paulo (SP), Santana de Parnaíba (SP) e João Pessoa (PB).

    Nos dois processos seletivos, os estudantes aprovados receberão bolsa-auxílio compatível com o mercado, vale-refeição e seguro de vida. As candidaturas devem ser realizadas pela plataforma Eureca, acesse aqui.

    4. Vivo

    A operadora Vivo está com 350 vagas de estágio abertas, sendo 50% das oportunidades exclusivas para pessoas negras. As inscrições vão até 05 de maio.

    As oportunidades são para as cidades de Vitória (ES), São Paulo (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Londrina (PR), Fortaleza (CE), Maceió, (AL), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Maria (RS) e Belém (PA). O trabalho é no formato híbrido, com três idas ao escritório por semana.

     

    As vagas são para as áreas de auditoria, comercial e negócios, engenharia, experiência do cliente, finanças, jurídico, marketing e produtos, recursos humanos, sustentabilidade, tecnologia e digital. Para os estudantes interessados, não restrição de cursos de graduação e nem exigência de inglês.

    O programa de estágio tem duração de até 24 meses, a depender do ano de formação do estudante. O início está previsto para agosto.

    As candidaturas devem ser feitas pela plataforma 99jobs, acesse aqui.

    5. Dow

    A empresa química Dow está com 53 vagas para estudantes de graduação e ensino técnico. As inscrições vão até a primeira semana de maio.

    Em geral, a companhia não exige domínio de inglês para as posições. Não há restrição de cursos.

    Confira os detalhes de cada programa:

    ESTÁGIO TÉCNICO

    O programa de estágio técnico está com 24 vagas abertas para estudantes de qualquer curso, nas cidades do Guarujá (SP), Hortolândia (SP), Jacareí (SP), Jundiaí (SP) e Candeias (BA). As inscrições vão até 05 de maio.

    Para participar do processo seletivo, o candidato precisa:

    Ter 18 anos ou mais;

    Estar matriculado em escola técnica a, no mínimo, seis meses.

    As oportunidades são para as áreas de operações, segurança do trabalho, manutenção e confiabilidade, química, controle de qualidade, química, laboratório químico e logística.

    Por fim, a Dow oferece bolsa-auxílio entre R$ 1.150 e R$ 1.350 por mês, além de benefícios como plano de saúde e odontológico, gympass e cartão farmácia. As candidaturas devem ser feitas pela plataforma Eureca, acesse aqui.

    ESTÁGIO SUPERIOR

    Ao todo são 29 vagas para estudantes do ensino superior; as inscrições podem ser feitas até 09 de maio.

    As posições são para as áreas de atendimento ao cliente, comunicação, finanças, logística, marketing, operações, engenharia química e mineração nas cidades de São Paulo (SP), Guarujá (SP), Jundiaí (SP), Santos Dumont (MG) e Candeias (BA) e Itaparica (BA). O estágio tem duração até dois anos.

     

    Entre os requisitos do processo seletivo, o candidato precisa ter formatura prevista entre dezembro de 2024 e julho de 2025.

    Os estudantes aprovados para estágio receberão bolsa-auxílio compatível com o mercado e benefícios como plano médico e dia de folga no aniversário.

    As candidaturas também devem ser feitas pela plataforma Eureca, acesse aqui.

     

    LEIA TAMBÉM

    Grupo Boticário oferece 50 mil vagas para capacitação profissional de mulheres; saiba como participar

    Você largaria um emprego bem remunerado para perseguir a carreira dos sonhos? Antes de responder, conheça a história da Ester

    País vizinho ao Brasil abre caminho para adotar semana de 4 dias de trabalho; será que a moda chega por aqui?

    6. Coca-Cola

    A Coca-Cola abriu inscrições para o programa de trainee em toda a América Latina. No Brasil, as oportunidades são voltadas a profissionais que se autodeclaram negros ou pardos, com formação de até dois anos.

    O programa tem duração de até dois anos, nas áreas de operações comerciais e marketing, em formato job rotation. E, as inscrições ficam abertas até 7 de maio.

    Para participar do processo seletivo, os profissionais interessados devem:

    Autodeclarar-se como pessoa negra ou parda;

    Ter formação superior até junho de 2023; sem restrição de curso;

    Residir ou ter disponibilidade para atuar em São Paulo (SP) ou Rio de Janeiro (RJ).

    Os profissionais aprovados receberão os mesmos benefícios de funcionários efetivos, como bônus salarial conforme desempenho; vale-alimentação e refeição; assistência médica e programa de idiomas.

    Por fim, as candidaturas devem ser feitas pela plataforma 99jobs.

    7. Bunge

    A empresa de agronegócio e alimentos Bunge está recrutando estudantes em seu programa de estágio; as inscrições vão até 12 de maio.

     

    Ao todo, são 30 vagas para as áreas de recursos humanos, produção, crédito, jurídico, manutenção e segurança do trabalho; distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. São Paulo também está com oportunidades abertas e, somente na capital paulista as inscrições vão até 31 de maio.

     

    Para participar do processo seletivo, os estudantes devem estar a partir do 2º semestre da graduação e não há restrição de curso.

     

    O início do estágio está previsto para agosto deste ano.

     

    Além da bolsa-auxílio compatível com o mercado, a companhia oferece assistência médica, seguro de vida, vale-refeição ou refeitório (dependendo da localidade) e estacionamento, vale-transporte ou fretado (também dependendo da localidade).

     

    As candidaturas devem ser feitas pela plataforma Cia de Estágios.

    VEJA TAMBÉM - Fugi do país para escapar de uma montanha de dívidas, meus credores podem me perseguir?‌

    Confira o episódio desta semana do quadro A Dinheirista, em que a repórter Julia Wiltgen resolve esse e mais casos cabeludos envolvendo dinheiro. Confira:

    8. GDM

    A GDM, companhia focada em genética vegetal, está com 85 vagas abertas de estágio, com a possibilidade de candidaturas até 14 de maio. As oportunidades são para as áreas comercial e de pesquisa.

    O programa é voltado a estudantes do último semestre de agronomia e cursos correlatos, que residem ou tenham disponibilidade para mudança para as cidades de Cambé (PR), Campo Mourão (PR), Campo Novo do Parecis (MT), Cascavel (PR), Lucas do Rio Verde (MT), Passo Fundo (RS), Porto Nacional (TO), Rio Verde (GO), Rondonópolis (MT) ou Santa Maria (RS).

    A empresa oferece bolsa-auxílio de R$ 2 mil, além de benefícios como vale-alimentação e refeição, seguro de vida e convênio com academias.

    As candidaturas devem ser feitas pela plataforma Cia de Estágios.

    9. MSD Brasil

    A MSD, empresa com foco na saúde, está recrutando estagiários até 17 de maio para atuar nas áreas de recursos humanos, jurídico, marketing, tecnologia, produção farmacêutica e afins nas cidades de Cruzeiro (SP), Joinville (SC), Montes Claros (MG) e São Paulo (SP).

    Para participar do processo seletivo, os estudantes precisam ter formação entre dezembro de 2024 e agosto de 2025, sem restrição de cursos de graduação. Em algumas posições, conhecimentos intermediários em inglês e pacote Office são pré-requisitos para a candidatura.

    O início está previsto para agosto.

    Por fim, a empresa oferece bolsa-auxílio compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, vale Natal e descontos em produtos PET MSD.

    As candidaturas devem ser feitas pelo site da companhia.

24/04/2023 - STF TEM DOIS VOTOS FAVORÁVEIS À CORREÇÃO MAIOR DO FGTS

    Dinheiro do trabalhador

    STF TEM DOIS VOTOS FAVORÁVEIS À CORREÇÃO MAIOR DO FGTS 

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e André Mendonça votaram nesta quinta-feira de (20) favoráveis a garantir uma correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela poupança, com a consequente derrubada do atual uso da Taxa Referencial (TR), em julgamento cuja continuidade ficou para a próxima quinta-feira, dia 27.

    O processo preocupa o governo diante do potencial bilionário da causa ao mesmo tempo em que pode gerar ganhos aos trabalhadores com carteira assinada.

    Em seu voto, Barroso se manifestou a favor de uma correção do FGTS ao menos igual ao rendimento da caderneta de poupança. Defendeu também que os efeitos da decisão ocorram a partir da publicação da ata do julgamento, isto é, sem efeitos retroativos. Mendonça acompanhou-o integralmente.

    O julgamento foi suspenso e a presidente do STF, Rosa Weber, informou que será retomado daqui a uma semana.

    A ação movida em 2014 pelo partido Solidariedade questiona se é constitucional a atual forma de correção do saldo das contas do fundo, em que o FGTS rende 3% mais a Taxa Referencial (hoje em 0,15%) ao ano.

    O partido alega que esse percentual de correção não preserva sequer a inflação corrente e leva à perda do poder aquisitivo do trabalhador.

    Em 2019, Barroso havia dado uma liminar para suspender todas as ações que corriam em instâncias judiciais sobre o assunto até uma decisão final do Supremo.

    Em memorial encaminhado a ministros do STF, a Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a defender a extinção da ação movida pelo Solidariedade. O órgão que faz a defesa do governo alega que, por leis de 2017 e 2019, a remuneração das contas do FGTS foi alterada, uma vez que o fundo começou a distribuir uma parcela de seus lucros aos cotistas.

    Segundo o documento, as mudanças fizeram com que a remuneração das contas vinculadas superasse em quase todos os anos o IPCA, o índice oficial de inflação do governo.

    “Desse modo, embora não se trate, rigorosamente, de revogação ou modificação dos dispositivos especificamente impugnados, a alteração legislativa mencionada atinge o núcleo do objeto, porque já não é mais possível afirmar que a remuneração do correntista seja aquela indicada na petição inicial”, afirma a AGU. “Isso modifica as premissas do pedido inicial, levando à perda de objeto da ação”, acrescentou.

    Contudo, Barroso e Mendonça, até o momento, votaram para negar o pedido da AGU de extinguir a ação.

    A AGU ainda pediu que, se a ação for julgada no mérito, ela seja rejeitada. Para a instituição, o FGTS não é apenas um bem que pertence ao trabalhador, mas também é um instrumento de financiamento de projetos de interesse social nas áreas de habitação, saneamento básico, infraestrutura e saúde.

    Tese jurídica

    Para o advogado trabalhista Camilo Onoda Caldas, o entendimento do relator sobre o tema confirma uma tese jurídica conhecida por diversos magistrados e possivelmente deve encerrar uma longa polêmica que traz insegurança jurídica. Segundo ele, a linha dos votos até o momento é juridicamente sustentável porque a aplicação da TR levava aos trabalhadores perderem dinheiro enquanto mantinham os depósitos do FGTS.

    “Portanto, caso prevaleça esse entendimento, a tendência é que os trabalhadores não sofram mais com essa desvalorização acentuada que ocorreu durante muitos anos”, afirmou.

    Contudo, o advogado afirmou que há um ponto sensível na discussão, que é sobre o alcance dela.

    “O argumento que a AGU sustenta, de que gerará um passivo, já que uma possível diferença deverá ser pago aos trabalhadores, isso será apenas sabido e conhecido quando a modulação dos efeitos tiver estabelecida pelo STF”, destacou ele, que é sócio do escritório Gomes, Almeida e Caldas Advocacia.

    Fonte: Invest News

     

24/04/2023 - STF TEM DOIS VOTOS FAVORÁVEIS À CORREÇÃO MAIOR DO FGTS

    Dinheiro do trabalhador

    STF TEM DOIS VOTOS FAVORÁVEIS À CORREÇÃO MAIOR DO FGTS 

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e André Mendonça votaram nesta quinta-feira de (20) favoráveis a garantir uma correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela poupança, com a consequente derrubada do atual uso da Taxa Referencial (TR), em julgamento cuja continuidade ficou para a próxima quinta-feira, dia 27.

    O processo preocupa o governo diante do potencial bilionário da causa ao mesmo tempo em que pode gerar ganhos aos trabalhadores com carteira assinada.

    Em seu voto, Barroso se manifestou a favor de uma correção do FGTS ao menos igual ao rendimento da caderneta de poupança. Defendeu também que os efeitos da decisão ocorram a partir da publicação da ata do julgamento, isto é, sem efeitos retroativos. Mendonça acompanhou-o integralmente.

    O julgamento foi suspenso e a presidente do STF, Rosa Weber, informou que será retomado daqui a uma semana.

    A ação movida em 2014 pelo partido Solidariedade questiona se é constitucional a atual forma de correção do saldo das contas do fundo, em que o FGTS rende 3% mais a Taxa Referencial (hoje em 0,15%) ao ano.

    O partido alega que esse percentual de correção não preserva sequer a inflação corrente e leva à perda do poder aquisitivo do trabalhador.

    Em 2019, Barroso havia dado uma liminar para suspender todas as ações que corriam em instâncias judiciais sobre o assunto até uma decisão final do Supremo.

    Em memorial encaminhado a ministros do STF, a Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a defender a extinção da ação movida pelo Solidariedade. O órgão que faz a defesa do governo alega que, por leis de 2017 e 2019, a remuneração das contas do FGTS foi alterada, uma vez que o fundo começou a distribuir uma parcela de seus lucros aos cotistas.

    Segundo o documento, as mudanças fizeram com que a remuneração das contas vinculadas superasse em quase todos os anos o IPCA, o índice oficial de inflação do governo.

    “Desse modo, embora não se trate, rigorosamente, de revogação ou modificação dos dispositivos especificamente impugnados, a alteração legislativa mencionada atinge o núcleo do objeto, porque já não é mais possível afirmar que a remuneração do correntista seja aquela indicada na petição inicial”, afirma a AGU. “Isso modifica as premissas do pedido inicial, levando à perda de objeto da ação”, acrescentou.

    Contudo, Barroso e Mendonça, até o momento, votaram para negar o pedido da AGU de extinguir a ação.

    A AGU ainda pediu que, se a ação for julgada no mérito, ela seja rejeitada. Para a instituição, o FGTS não é apenas um bem que pertence ao trabalhador, mas também é um instrumento de financiamento de projetos de interesse social nas áreas de habitação, saneamento básico, infraestrutura e saúde.

    Tese jurídica

    Para o advogado trabalhista Camilo Onoda Caldas, o entendimento do relator sobre o tema confirma uma tese jurídica conhecida por diversos magistrados e possivelmente deve encerrar uma longa polêmica que traz insegurança jurídica. Segundo ele, a linha dos votos até o momento é juridicamente sustentável porque a aplicação da TR levava aos trabalhadores perderem dinheiro enquanto mantinham os depósitos do FGTS.

    “Portanto, caso prevaleça esse entendimento, a tendência é que os trabalhadores não sofram mais com essa desvalorização acentuada que ocorreu durante muitos anos”, afirmou.

    Contudo, o advogado afirmou que há um ponto sensível na discussão, que é sobre o alcance dela.

    “O argumento que a AGU sustenta, de que gerará um passivo, já que uma possível diferença deverá ser pago aos trabalhadores, isso será apenas sabido e conhecido quando a modulação dos efeitos tiver estabelecida pelo STF”, destacou ele, que é sócio do escritório Gomes, Almeida e Caldas Advocacia.

    Fonte: Invest News

     

14/04/2023 - RIO TEM A QUARTA MAIS CARA CESTA BÁSICA DO PAÍS

    Segundo o Dieese, o preço médio da cesta básica na capital carioca ficou em R$ 752,74. Dieese analisou os preços em 17 capitais do país.

     

    Do G1/Globo

    A cesta básica no  Rio de Janeiro  teve um aumento de 12,98%, na comparação entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022. O Rio fechou o ano em quarto lugar entre as 17 capitais do Brasil pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos . A pesquisa do  Dieese  é realizada mensalmente.

    Em dezembro, o preço da cesta básica ficou em R$ 752,74. Na comparação entre novembro e dezembro do ano passado, o preço dos alimentos teve uma subida de 0,47%. Ou seja, o RJ ficou em 13º lugar, em comparação com as outras 17 capitais.

     

    Em 2022, 11 produtos tiveram alta acumulação de preço

    ·         Batata - 67,98%

    ·         Farinha de trigo - 36,15%

    ·         Banana - 32,78%

    ·         Leite integral - 26,67%

    ·         Manteiga - 25,16%

    ·         Pão francês - 15,68%

    ·         Tomate - 8,25%

    ·         Arroz agulhinha - 7,30%

    ·         Carne bovina de primeira - 2,97%

    ·         Café em pó - 2,28%

    ·         Óleo de soja - 1,62%

    ·          

    Já as diminuições de valor foram registradas no feijão preto (-3,38%) e no açúcar refinado (-0,89%).

    Entre novembro e dezembro houve produção do preço médio dos seguintes alimentos:

    ·         Tomate - 11,70%

    ·         Feijão preto - 7,97%

    ·         Óleo de soja - 6,43%

    ·         Arroz agulhinha - 4,56%

    ·         Açúcar refinado - 2,29%

    ·         Café em pó - 1,76%

    ·         Farinha de trigo - 1,15%

    ·         Pão francês - 0,40%

    ·         Carne bovina de primeira - 0,12%

    Entre novembro e dezembro, os produtos com redução de preço foram: batata (-11,28%), leite integral (-3,81%), banana (-3,52%) e manteiga (-0,04%).

     

    Em dezembro de 2022, o trabalhador carioca que recebe o salário mínimo comprometeu 136 horas e 38 minutos de jornada mensal para comprar os gêneros essenciais. Em novembro, foram comprometidos 38 minutos a menos e em dezembro de 2021, 133 horas e 15 minutos.

    O valor médio da cesta básica carioca, no ano passado, foi de R$ 730, um aumento de 14,44% em relação a 2021, quando o valor médio ficou em R$ 637,89.

     

04/04/2023 - ABRIL COMEÇA COM 5.700 OFERTAS DE EMPREGOS E ESTÁGIOS

    Estado do Rio tem 5.750 vagas de estágio, jovem aprendiz e emprego

     

    Salários chegam a R$ 5 mil. Interessados podem se candidatar virtual ou presencialmente, dependendo do cargo pretendido. Veja lista



     

    Por Extra — Rio de Janeiro

    O Estado do Rio tem, nesta semana, 5.750 mil postos abertos no mercado de trabalho, entre oportunidades de estágio, jovem aprendiz e emprego. Para os estudantes que querem dar os primeiros passos na carreira, por exemplo, o Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) tem 1.118 chances.

    São 619 vagas de estágio para quem cursa ensino superior e 499, de nível médio. Os interessados devem se cadastrar ou atualizar os dados pelo site www.ciee.org.br. Pessoas com deficiência devem enviar o currículo para programapcd@cieerj.org.br.

    A Fundação Mudes também reúne vagas de estágio: são 248 para níveis superior, médio e técnico, com bolsas que podem chegar a R$ 2 mil.  As carreiras do ensino superior com o maior número  de vagas  são: Administração (87), Engenharia (54) e Comunicação Social (39). Já as oportunidades destinadas ao programa Jovem Aprendiz somam 33 vagas. Para se candidatar, basta acessar o site  https://www.mudes.org.br/.

    Balcão municipal de emprego

    Os estudantes ainda têm vez no balcão da Prefeitura do Rio. A Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE) traz oportunidades de estágio entre os 635 postos abertos para todos os níveis de escolaridade, com e sem experiência. A faixa salarial parte de R$ 900.

    Os destaques da semana, no entanto, são as 144 vagas para trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis e lanchonetes: cumim, pizzaiolo, auxiliar de cozinha, atendente e mais. Há ainda no balcão 292 postos para pessoas com deficiência.

    Para se candidatar às oportunidades de ampla concorrência, a recomendação é preencher este formulário online. As alternativas são enviar o currículo para o e-mail trabalho.smte@gmail.com. ou ir a um dos seis Centros Municipais de Emprego, que funcionam das 8h às 16h. Eles ficam em Campo Grande (Rua Coxilhas/n); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931), Ilha do Governador (Estrada do Dendê 2.080), Santa Cruz (Rua Lopes de Moura 58), Tijuca (Rua Camaragibe 25), e Jacarepaguá (Avenida Geremário Dantas 1.400 salas 172 e 173).

    Para as oportunidades destinadas aos trabalhadores com deficiência, o e-mail é vagaspcd.smte@gmail.com. E a unidade para atendimento presencial fica no Centro (Avenida Presidente Vargas 1.997, CIAD).

    Estado anuncia oportunidades

    No Sine, são 991 oportunidades para as regiões Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana do Estado do Rio. Há 239 vagas destinadas, exclusivamente, a pessoas com deficiência (PcD).

    A compatibilização das vagas com os candidatos é feita pelos respectivos sistemas, que realizam uma análise entre o perfil do profissional e a vaga cadastrada pelo empregador. Por isso, é importante manter o cadastro e o currículo atualizados neles. Para se inscrever ou atualizar o cadastro no caso do Sistema Nacional de Emprego, é necessário ir a uma unidade, levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/Pasep/NIT/NIS e CPF. Consulte os endereços no site www.trabalho.rj.gov.br.

28/03/2023 - COMUNICADO ÀS EMPRESAS

    Rio de Janeiro 28 de março de 2023

    COMUNICADO ÀS EMPRESAS

    RELAÇÃO DOS EMPREGADOS QUE NÃO FIZERAM OPOSIÇÃO AO PROGRAMA ASSISTENCIAL COLETIVO 2023

    Solicitamos que nos encaminhe a relação dos funcionários que não se opuseram ao Programa Assistencial Coletivo 2023, para o email cadastro.sindaut@gmail.com

    O período para oposição ocorreu entre 17 de março de 2023 ao dia 26 de março de 2023.

    Todos os trabalhadores que não se opuseram à contribuição farão parte do Programa Assistencial Coletivo que tem como objetivo proporcionar ao trabalhador a possibilidade de reembolso nos auxílios existentes no programa, durante toda vigência da Convenção Coletiva de Trabalho.

    Todos os auxílios oferecidos, os valores de reembolso e as regras de como receber estão disponibilizados em nosso site: www.sindaut.org.br

    SINDAUT

     

    SINDICATO DOS EMPREGADOS E AGÊNTES AUTÔNOMOS NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

    Rua André Cavalcanti 128 , Bairro de Fátima, Centro – CEP 20231-050 – tel: 3077-2700

16/03/2023 - INFORME SOBRE A CCT 2023

    CONVENÇÃO COLETIVA REGISTRADA E HOMOLOGADA PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

    NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000567/2023

    DATA DE REGISTRO NO MTE: 16/03/2023

    NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR001514/2023

    NÚMERO DO PROCESSO: 13041.102947/2023-14

    DATA DO PROTOCOLO: 07/03/2023

    CATEGORIA TERÁ REAJUSTE DE 6% NO SALÁRIO E BENEFÍCIOS


    OPOSIÇÃO AO PROGRAMA ASSISTENCIAL COLETIVO:

    ENCERRADO O PRAZO DE 10 DIAS

    O prazo se deu no período de 17/03 a 26/03

    CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA - CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DOS EMPREGADOS

    PARÁGRAFO PRIMEIRO – Em observância a ordem de Serviço nº 01 MTE, de 24/03/2009, com renúncia expressa ao recebimento dos Benefícios Sociais, previstos na cláusula 39º, fica facultado a todos os empregados o direito de oposição ao referido desconto que deverá ser manifestado pessoalmente no Sindicato, até 10 (DEZ) dias corridos a contar da data do registro da Convenção Coletiva. O mesmo prazo será concedido aos empregados no retorno de afastamento por motivo de doença, licenças e férias. A EMPRESA dará ciência do registro e do prazo a seus empregados. Assim como aos admitidos posteriormente a data base.

    Pedimos que tragam identidade e carteira de trabalho (física ou digital) para conferencia.

    PRAZO PARA OPOSIÇÃO17/03/23 a 26/03/23

    SEDE DO SINDICATORua André Cavalcanti 128, Bairro de Fátima

    HORÁRIO9hs às 16hs

    PARA MAIS INFORMAÇÕES: (21) 3077-2706 – MARIA ALVES (Diretoria)

03/03/2023 - CATEGORIA TERÁ REAJUSTE DE 6% EM 2023

    O SINDAUT fechou acordo com o Sindicato Patronal de reajuste salarial para 2023 em 6%. O Reajuste vale tanto para o piso salarial quanto para todas as cláusulas econômicas elencadas na Convenção Coletiva de Trabalho.

    Tão logo sendo registrada no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego, informaremos em nosso site e em nossas redes sociais.

    Principais cláusulas econômicas:

    ·         Piso salarial 1: R$ 1.597,42

    ·         Piso salarial 2: R$ 1.679,04

    ·         Tíquete refeição: R$ 26,50

    ·         Quebra de caixa: R$ 243,80

    ·         Auxílio creche: R$ 243,80

    Programa Assistencial coletivo

    Continua valendo o Programa de Benefício Social pelo qual o trabalhador contribui com apenas R$15,00/mês descontado em folha de pagamento, podendo ser reembolsado durante a vigência da Convenção Coletiva de Trabalho de 2023.

    Os benefícios oferecidos e as regras para dar entrada estão disponibilizados no site: https://sindaut.org.br/index.php?menu=beneficios&tipo=convenios

    Auxílio reembolso cesta básica, auxílio educação, auxílio doença, reembolso farmácia, reembolso despesa familiar, auxílio matrimônio, auxílio natalidade, auxílio funeral titular e dependente e auxílio invalidez.


24/02/2023 - MAIORIA DOS REAJUSTES SUPEROU INFLAÇÃO, DIZ DIEESE

    Cerca de 75% dos reajustes salariais em janeiro foram acima do INPC. Aumento real médio foi de 1%

    Do extra on line

    Entre 437 reajustes com data-base em janeiro analisados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 75% ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE. Ou seja, os salários tiveram aumento real. A variação real média das correções, isso quer dizer quando descontada a inflação, foi de 1%. Os aumentos iguais ao INPC foram 16,5%, e os reajustes abaixo do índice foram 8,2%.

    Os resultados confirmam a tendência de melhora praticamente contínua nas negociações desde agosto de 2022. A frequência de reajustes parcelados, por exemplo, está em queda. Na data-base janeiro de 2023, o percentual de casos foi de apenas 1,8%, inferior ao observado em dezembro (2,4%) e em janeiro do ano passado (9,1%).

    Raios-x dos reajustes

    Em todas as regiões geográficas, em janeiro de 2023, os resultados ficaram acima do INPC em percentuais superiores a 70%, com destaque para o Centro-Oeste, com aumentos reais em 89,3% dos casos analisados.

    Quando se trata de setores econômicos, a indústria (77%) e os serviços (76,4%) registraram as maiores incidências de aumentos reais. No comércio, ganhos acima do INPC foram observados em 57,6% das negociações analisadas.

    A comparação por tipo de instrumento coletivo revela que reajustes acima da inflação foram mais frequentes nas convenções coletivas (82,3%), que resultam de negociações por categorias, do que nos acordos coletivos (68,9%), firmados com uma ou mais empresas, em janeiro.

     

16/02/2023 - EXPEDIENTE DE CARNAVAL 2023

    Informamos que devido ao feriado do carnaval não haverá expediente de 17 a 22 de fevereiro.

    Retornaremos, normalmente, dia 23 de fevereiro.


16/02/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023

    CAMPANHA SALARIAL 2023

    Informamos que a proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2023 ainda se encontra em negociação com o Sindicato Patronal.

    Informaremos em nosso site (sindaut.org.br) e em nossas redes sociais (facebook – Sindaut Rio de Janeiro) o resultado final sobre o percentual de reajuste salarial e benefícios elencados em Convenção Coletiva de Trabalho, (data base fevereiro).

13/02/2023 - SETOR DE SERVIÇOS SOBE 8,3% EM 2022 E ATINGE RECORDE

    Nova pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta um novo registro do setor de serviços. Após uma expansão de 3,1% em dezembro de 2022, foi atingido o maior patamar da série histórica iniciada em 2011. Esse desempenho também contribuiu para que o setor fechasse em alta pelo segundo ano consecutivo: foi registrado um crescimento de 8,3% em 2022.

    Os dados estão reunidos na Pesquisa Mensal de Serviços, publicada hoje (10). A série histórica mostra que dezembro é geralmente o mês de melhor desempenho de cada ano. Se comparado o mês de dezembro de 2022 com fevereiro de 2020, houve uma alta de 14,4%, o que revela uma evolução significativa em relação aos níveis registrados antes do início da pandemia de covid-19.

    Para os analistas do IBGE, o bom desempenho é influenciado pela retomada de serviços presenciais após o período mais intenso de distanciamento social registrado em 2020 e 2021. 18,4%) e de transporte aéreo (28,6%).

    A pesquisa também destaca a expansão de serviços de locação de veículos, de engenharia, de pagamentos eletrônicos e de promoção de eventos. Outros avanços relevantes foram observados em segmentos que atendem às famílias, como restaurantes, hotéis e academias.

    unidades federativas

    Em 22 das 27 unidades da federação, houve alta do setor de serviços em dezembro de 2022 quando comparado com o mês de novembro. O crescimento mais notável foi registrado no Rio de Janeiro (5%). A pesquisa também destaca os desempenhos de São Paulo (0,8%), Minas Gerais (4,6%) e Distrito Federal (13,4%). De outro lado, no Espírito Santo, a queda de 4,4% exerceu a principal contribuição negativa do mês.

    Fonte: AGÊNCIA BRASIL

    Edição: Juliana Andrade

09/02/2023 - GOVERNO LANÇA EM MARÇO NOVO CARTÃO DE BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR

    Governo vai lançar em março cartão que unifica benefícios; conheça

     

    O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (D), anunciou nesta segunda-feira (6) que o governo vai lançar em março um cartão para unificar diversos benefícios sociais.

    Chamado de Cartão do Beneficiário, a novidade vai concentrar tanto direitos já existentes, como passagens gratuitas de ônibus e metrô, quanto novos benefícios, como descontos em farmácias e passagens aéreas.

    "É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. O Beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional", afirmou Lupi.

    O cartão estará disponível para todos os segurados da previdência social, como aposentados e pensionistas, e está sendo desenvolvido pelo governo em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Segundo o ministro, bancos privados também serão convidados a participar da novidade.

    Além dos benefícios já garantidos, parcerias serão buscadas para que o Cartão do Beneficiário ofereça também descontos em farmácias, hoteis e passagens aéreas, além de entradas em cinemas e shows.

    Fonte: Portal IG

     

08/02/2023 - MARINHO DEFENDE NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

    Luiz Marinho defendeu nova legislação trabalhista, com o objetivo de aumentar a produtividade no Brasil.

     “Queremos e precisamos aumentar a produtividade do trabalho para gerar valor para a nossa economia”

    | Foto: Ricardo Stuckert


    Crítico da atual reforma, Marinho avaliou que o caminho para as mudanças nas relações do trabalho do País está no crescimento da economia brasileira.

    “Quero declarar que iremos em pouco tempo, por meio do diálogo tripartite [governo, empresários e centrais sindicais] e juntamente com o Congresso Nacional, construir uma legislação que modernize os nossos sistemas sindical e de relações do trabalho”, disse.

    Política para o piso nacional

    Marinho também destacou que pretende dialogar com o Congresso Nacional e levar proposta para preservar permanentemente o salário mínimo acima da inflação.

    “Vamos apresentar uma proposta de valorização real do salário mínimo ao presidente Lula”

    “Queremos e precisamos aumentar a produtividade do trabalho para gerar valor para a nossa economia”

    Legislação trabalhista

    O ministro disse ainda que vai priorizar diálogos tripartites para construir legislação que modernize o sistema sindical e de relações de trabalho para aproximar das melhores práticas existentes no mundo.

    “Fortalecimento [dos sindicatos] passa pelo processo de privilegiar a negociação coletiva.

    Protagonismo do trabalho

    O novo ministro também disse no discurso que levará a agenda da pasta ao centro das decisões políticas. Ele afirmou ainda que o trabalho será o instrumento para acabar com a fome e reduzir a pobreza no País.

    “Farei de tudo para que a agenda do trabalho tenha protagonismo e para que esteja no centro das decisões políticas do País”, destacou.

    De acordo com Marinho, o trabalho dele, com o presidente Lula, será de transformar o Brasil com “empregos dignos, bons salários, proteção sindical e previdenciária para todos e todas do País”.

01/02/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023


    A Diretoria do SINDAUT informa a todos os trabalhadores que está aguardando a definição do índice do INPC de janeiro (data base da categoria) para assim, fechar o índice oficial de reajuste da categoria nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho 2023.

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é um índice calculado mensalmente pelo IBGE para medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias.

    O INPC de janeiro deve ser divulgado na primeira quinzena de fevereiro.

     Outras informações serão dadas em nosso site e na página do facebook.

     

     

25/01/2023 - SALÁRIO MÍNIMO FICA EM R$ 1.302 PELO MENOS ATÉ MAIO, DIZ MINISTRO DO TRABALHO

    Fonte: Agência O Globo

    O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quarta-feira que o valor salário mínimo continuará em R$ 1.302 até, pelo menos, maio deste ano. Segundo ele, possíveis alterações serão definidas após as discussões com outros ministérios e representantes sindicais.

    Esse valor foi proposto no fim do ano passado pelo então presidente Jair Bolsonaro. Durante a transição, a equipe de Lula prometeu elevar o mínimo para R$ 1.320. Esse valor, porém, não foi aplicado até agora por dificuldades orçamentárias.

    Em encontro com lideranças de diversos sindicatos, o presidente Lula oficializou a criação de um grupo de trabalho para tratar do reajuste do salário mínimo no prazo de 45 dias.

    "Neste momento, o salário mínimo vale R$ 1.302. O despacho é: estamos instituindo um grupo de trabalho que discutirá a política de valorização do salário mínimo, igualmente aconteceu lá em 2005 e 2006. Hoje é R$ 1.302 e em maio pode ser que ocorra alteração a partir desse trabalho que vamos construir", disse Marinho.

    No pronunciamento durante o encontro com representantes sindicais, Luiz Marinho disse que reajuste do salário mínimo será feito a partir das discussões com os diversos ministérios do governo Lula e reafirmou a necessidade de reposição inflacionária e a "manutenção do equilíbrio fiscal".

    "(A definição sobre o salário mínimo) será feita pelo conjunto de governo. Por essa razão, o Planejamento, a Fazenda, a Casa Civil, Indústria e Previdência estão presentes no grupo de trabalho. Nós vamos fazer respeitando a previsibilidade da nossa economia. A previsibilidade é importante para o empresariado, para os prefeitos, para os governadores, para o Governo Federal, para as instituições da economia", disse o ministro.

    O reajuste do salário mínimo se tornou um imbróglio no governo Lula, depois que cálculos apontaram um impacto maior que o previsto. Há duas correntes hoje dentro do Executivo: uma que defende a manutenção do valor em R$ 1.302, liderada pela equipe econômica, e outra que quer o reajuste para R$ 1.320.

    Em 2022, o salário mínimo era de R$ 1.212. O governo federal passou a relatar dificuldades para o reajuste do mínimo por conta do aumento no número de aposentados do INSS a partir do segundo semestre do ano passado, que ampliou os gastos com a Previdência.

    No fim do ano passado, o governo Jair Bolsonaro enviou um ofício à equipe da transição calculando que, por conta do aumento de beneficiários da Previdência e da alta real do salário mínimo, haveria um impacto extra de R$ 7,7 bilhões nas contas públicas. Esse número, segundo o ofício, não estava previsto no Orçamento de 2023.

18/01/2023 - RIO TEM 5.316 OFERTAS DE EMPREGOS E ESTÁGIOS

    Rio tem 5.316 ofertas de empregos e estágios

     


    Rio - O mercado de trabalho do Rio de Janeiro oferece esta semana 5.316 oportunidades de trabalho e estágio para profissionais e estudantes de diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades abrangem pessoas sem experiência comprovada em carteira de trabalho e aquelas com alguma deficiência (PCDs). Do total das vagas oferecidas, 3.258 são de estágio e Jovem Aprendiz.

    A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), oferece 427 vagas de emprego disponíveis no Município e região metropolitana, para todos os níveis de escolaridade. Do total, 168 são destinadas a pessoas com deficiência (PCDs). A faixa salarial é de R$ 1.212 a R$ R$ 3 mil.

    Os interessados devem preencher o formulário online e enviar o currículo para o e-mail trabalho.smte@gmail.com. Para as oportunidades destinadas aos trabalhadores com deficiência, é preciso enviar o currículo para o e-mail: vagaspcd.smte@gmail.com.

    Luandre

    A Luandre, empresa de soluções de RH, oferece 110 vagas, com salários entre R$ 1 mil a R$ 10 mil para diversos cargos, como: Assistente de Coleta, Agente Externo, Separador de Cargas, Advogado Jr., Vendedor, Faturista Pleno, Motorista Carreteiro, Fisioterapeuta, Operador Logístico 3, Analista Datacenter II, Advogado Pleno e Executivo de Vendas (Matérias Químicas).

    Os candidatos interessados devem se cadastrar no site https://candidato.luandre.com.br/.

    Mudes

    A Fundação Mudes oferece, nesta semana, 234 vagas de estágio, nos Níveis Superior, Médio e Técnico. O valor da bolsa-auxílio pode chegar a R$ 2 mil. Para se candidatar, basta acessar o site https://www.mudes.org.br.

    As carreiras do ensino superior com o maior número de vagas são: Administração (79), Engenharia (40) e Comunicação Social (56). Ainda há vagas para cursos como Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Letras, Gastronomia, Informática, Medicina, Pedagogia, Veterinária, Sistemas de Informação e muito mais. Já as oportunidades destinadas ao programa Jovem Aprendiz somam 22 vagas.

    Há chances para estágio no Ensino Médio, são 38 no total e também 12 vagas para pessoas com deficiência (PcD). Além delas, há oportunidades para cursos técnicos, que somam 57 vagas. Sendo técnico em Administração (15) e Eletrotécnica (6). Há vagas também para técnico em Turismo, técnico em Segurança do Trabalho, técnico em Higiene Dental entre outras.

    Ciee

    O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) oferta 2.424 oportunidades de estágio, sendo que 1.476 para Ensino Superior. Em Barra Mansa, há 70 vagas para administração, duas para comunicação social, seis para construção civil, quatro para ciências contábeis, uma para ciências econômicas, uma para design, três para informática, 12 para jurídico, uma para letras, duas para marketing, uma para produção mecânica, uma para engenharia ambiental e uma para indústria.

    Em Campos, há sete oportunidades para administração, uma para jurídico, duas para informática, duas para meio ambiente e três para educação. Em Duque de Caxias, são três vagas para administração, três para ciências contábeis, duas para química, uma para esportes, duas para construção civil, uma para biologia e uma para produção mecânica.

    Já em Macaé, são 13 oportunidades para administração, duas para comunicação social, uma para educação, uma para informática, duas para ciências contábeis, uma engenharia de produção e uma para psicologia.

    Em Niterói, são 15 vagas para administração, uma para biblioteconomia, uma para comunicação social, cinco para ciências contábeis, 18 para educação, uma para elétrica-eletrônica, duas para informática, sete para jurídico, uma para marketing, três para produção mecânica, duas para turismo e lazer, uma para engenharia de produção e uma para comércio exterior.

    Em Nova Friburgo há uma oferta para administração e uma para esportes. Já em Nova Iguaçu, há 40 ofertas para administração, nove para comunicação social, seis para construção civil, três para educação, seis para esporte, quatro para informática, 11 para jurídico, duas para marketing, duas para meio ambiente, uma para produção mecânica, uma para saúde, uma para letras, uma para elétrica-eletrônica e uma para farmácia.

    Em Petrópolis, são 49 vagas para administração, três para comunicação social, duas para construção civil, nove para ciências contábeis, 24 para educação, três para elétrica-eletrônica, cinco para informática, uma para engenharia de produção, seis para licenciatura, quatro para marketing, duas para produção mecânica, uma para saúde, três para turismo e lazer, uma para meio ambiente, três para arquitetura e urbanismo e uma para psicologia.

    Já em Resende, são duas oportunidades para administração, uma para comunicação social, uma para ciências contábeis, uma para engenharia de produção, quatro para nutrição, dez para educação, uma para licenciatura, uma para informática e uma para meio ambiente, uma para jurídico e três para psicologia.

    No Rio de Janeiro, há 233 vagas para administração, 20 para ciências econômicas, 46 para comunicação social, 26 para construção civil, 62 para ciências contábeis, 15 para design, 13 para educação, 17 para elétrica-eletrônica, três para esportes, nove para gastronomia, 53 para informática, 51 para jurídico, nove para letras, 28 para marketing, três para meio ambiente, cinco para nutrição, cinco para produção mecânica, oito para psicologia, três para química, dez para turismo e lazer, 34 para engenharia de produção, quatro para arquitetura e urbanismo, nove para arquivologia, seis para engenharia ambiental, três para artes, uma para segurança, uma para geomática, duas para saúde, uma para serviço social, três para secretariado, uma para biblioteconomia e uma para comércio exterior.

    Já em Três Rios, são 21 vagas para administração, duas para agropecuária, quatro para arquitetura e urbanismo, quatro para ciências contábeis, duas para ciências econômicas, 12 para comunicação social, sete para construção civil, duas para design, 175 para educação, cinco para esportes, quatro para indústria, seis para informática, uma para farmácia, 22 para jurídico, três para marketing, uma para meio ambiente, três para nutrição, nove para psicologia, duas para serviço social, uma para transportes, duas para turismo e lazer, 25 para saúde e três para letras.

    Em Teresópolis, há oito oportunidades para administração, duas para ciências contábeis, duas para informática, cinco para jurídico, uma para licenciatura, uma para psicologia, uma para construção civil, uma para design, uma para marketing, três para educação, uma para saúde, uma para química e duas para engenharia de produção.

    Para quem busca oportunidades de Jovem Aprendiz e de estágio de nível técnico, o Ciee concentra 948 vagas. Em Barra Mansa, são 32 para Aprendiz, 74 para Ensino Médio, cinco para técnico em administração e uma para técnico em saúde.

    Em Campos, há 13 ofertas para Ensino Médio — duas para técnico em informática e uma para técnico em química. Em Duque de Caxias, existe uma oportunidade para Aprendiz, uma para Ensino Médio — duas para técnico em química, e uma para técnico em elétrica-eletrônica.

    Em Macaé, são 36 vagas de Aprendiz, seis para Ensino Médio, 12 para técnico em administração, uma para técnico em mecânica, uma para técnico em segurança, uma técnico em elétrica-eletrônica e duas para técnico em indústria. Já em Niterói, há seis vagas para Aprendiz, 37 para Ensino Médio, uma para técnico em construção civil e uma para técnico em saúde.

    Em Nova Friburgo, há uma vaga para Ensino Médio. Já em Nova Iguaçu, são 16 ofertas para Aprendiz, 47 para Ensino Médio, seis para técnico em administração, três para técnico em elétrica-eletrônica, duas para técnico em saúde e uma técnico em mecânica.

    Em Petrópolis, há 26 vagas para Aprendiz e 16 para Ensino Médio. Em Resende, são cinco para Aprendiz e dez para Ensino Médio.

    No Rio de Janeiro, há 323 vagas para Aprendiz, 150 para Ensino Médio, tês para técnico em mecânica, nove para técnico em construção civil, 11 para técnico em elétrica-eletrônica, cinco para técnico em indústria, 15 para técnico em informática, 12 para técnico em saúde, seis para técnico em química, três para técnico em administração e uma para técnico em marketing.

    Já em Teresópolis, são duas vagas para Aprendiz e sete para Ensino Médio. Em Três Rios, são oito ofertas para Aprendiz, 14 para Ensino Médio, três para técnico em administração, uma para técnico em indústria, duas para técnico em marketing, uma para técnico em meio ambiente e duas para técnico em transportes.

    ISBET

    O Instituto Brasileiro Pró-educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) oferta 600 vagas. São 400 oportunidades para Jovem Aprendiz e 200 para Estágio. Há vagas em empresas do ramo administrativo e de limpeza.

    Todos os interessados devem realizar o cadastro no site http://www.isbet.org.br, e, posteriormente, agendar uma orientação profissional.

    Gerando Vidas

    A Comunidade Católica Gerando Vidas, oferece 633 vagas efetivas para diversas profissões, como: Auxiliar de Serviços Gerais, Fiscal de Patrimônio, Atendente de Loja, Auxiliar de Limpeza, Atendente de Lanchonete - Fast Food, Telemarketing, Jovem Aprendiz, Auxiliar de Loja, Hostess, Estoquista, Auxiliar de Operações - delivery, Motorista de Caminhão, Porteiro, Atendente de Balcão - Farmácia, Copeiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Produção e Banho e Tosa.

    Os interessados devem entrar no site https://gerandovidas.com.br/.

    Setrab

    A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) inicia a semana com a oferta de 888 vagas de emprego para a população fluminense. Do total, 177 ofertas de emprego para pessoas com deficiência (PCDs).

    Na região Metropolitana, há 714 oportunidades como no bairro do Caju para terapeuta ocupacional, com salários de até R$ 3.600. No Médio Paraíba, que oferece 55 vagas, a oportunidade para enfermeiro do trabalho, em Resende, por exemplo, exige Ensino Superior completo. Já na região Serrana, que oferece 119 posições, o salário para encarregado de obras, em Teresópolis, pode chegar a R$ 4.800.

    Para pessoas com deficiência, existem 50 vagas para auxiliar de carga e descarga, dez para atendente de loja e dez para operador de vendas, com salários de até R$ 1.200, todos na região Metropolitana. Para o público de ampla concorrência, as vagas oferecidas são, em sua maioria, dos setores de serviços, com 506 (61,3%) e comércio, 274 (31,6%), com salários variando entre R$ 1.200 e R$ 4.800.

    Para consultar o endereço das unidades Sine e os detalhes de todas as vagas oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas da Setrab, disponível no site http://www.trabalho.rj.gov.br/.

     

    Fonte: O DIA / ECONOMIA

10/01/2023 - RIO TEM A 4ª CESTA BÁSICA MAIS CARA DO PAÍS

    Foto: (Reprodução/Divulgação)
    A cebola teve aumento de 130%

    Rio tem a 4ª cesta básica mais cara do país

     

    A cesta básica no Rio de Janeiro teve um aumento de 12,98%, na comparação entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022. O Rio fechou o ano em quarto lugar entre as 17 capitais do Brasil pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. A pesquisa do Dieese é realizada mensalmente. O Rio perde apenas para São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.

    Em dezembro, o preço da cesta básica ficou em R$ 752,74. Na comparação entre novembro e dezembro do ano passado, o preço dos alimentos teve uma elevação de 0,47%. Ou seja, o RJ ficou em 13º lugar, em comparação com as outras 17 capitais.

    Em 2022, 11 produtos tiveram alta acumulada de preço:

    Batata - 67,98%

    Farinha de trigo - 36,15%

    Banana - 32,78%

    Leite integral - 26,67%

    Manteiga - 25,16%

    Pão francês - 15,68%

    Tomate - 8,25%

    Arroz agulhinha - 7,30%

    Carne bovina de primeira - 2,97%

    Café em pó - 2,28%

    Óleo de soja - 1,62%

    Já as diminuições de valor foram registradas no feijão preto (-3,38%) e no açúcar refinado (-0,89%).

    Entre novembro e dezembro houve elevação do preço médio dos seguintes alimentos:

    Tomate - 11,70%

    Feijão preto - 7,97%

    Óleo de soja - 6,43%

    Arroz agulhinha - 4,56%

    Açúcar refinado - 2,29%

    Café em pó - 1,76%

    Farinha de trigo - 1,15%

    Pão francês - 0,40%

    Carne bovina de primeira - 0,12%

    Entre novembro e dezembro, os produtos com redução de preço foram: batata (-11,28%), leite integral (-3,81%), banana (-3,52%) e manteiga (-0,04%).

    Em dezembro de 2022, o trabalhador carioca que recebe o salário-mínimo comprometeu 136 horas e 38 minutos da jornada mensal para comprar os gêneros essenciais. Em novembro, foram comprometidas 38 minutos a menos e em dezembro de 2021, 133 horas e 15 minutos.

    O valor médio da cesta básica carioca, no ano passado, foi de R$ 730, um aumento de 14,44% em relação a 2021, quando o valor médio ficou em R$ 637,89.

     

    As cinco capitais com maior preço da cesta básica em dezembro de 2022 são:

    São Paulo - R$ 791,29

    Florianópolis - R$ 769,19

    Porto Alegre - R$ 765,63

    Rio de Janeiro - R$ 752,74

    Campo Grande - R$ 744,21

    O Dieese analisou os preços nas seguintes capitais: Goiânia, Brasília, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Natal, Salvador, Vitória, João Pessoa, Aracaju e Recife.

    Fonte: DIEESE – Departamento Intersindical de Estudos Sócios Econômicos

     



21/12/2022 - NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NOS DIAS 23, 26 E 30 DE DEZEMBRO

    O SINDAUT INFORMA QUE NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NOS DIAS 23, 26 E 30 DE DEZEMBRO

20/12/2022 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA CATEGORIA

    Pelo presente edital, nos termos dos artigos 1º, 6º e 8º inciso II do Estatuto, ficam convocados os empregados das Categorias Profissionais, representadas pelo Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Município do Rio de Janeiro – Sindaut –CNPJ nº 27.903.715.0001.00, a comparecerem à Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 27 de dezembro de 2022 (terça-feira) às 15:00hs em primeira convocação ou ás 15:30hs em segunda e última convocação na sede do Sindicato na Rua André Cavalcante, 128 – Bairro de Fátima – Rio de Janeiro/RJ, com a categoria para discutir e deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA: a) Aprovação da Pauta Reivindicatória da Data-Base 2023/2024; b) Autorização dos empregados para o Sindicato instaurar Dissídio Coletivo ou assinar Convenção Coletiva; c) Autorização da categoria para descontar Contribuição Social em favor do Sindicato; d) Assuntos gerais. Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2022. Fernando Bandeira – Presidente.

12/12/2022 - PRAZO PARA SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS TERMINA NA QUINTA, DIA 15 DE DEZEMBRO

    12 milhões ainda não sacaram o saque extraordinário do FGTS – prazo termina na quinta-feira, 15 de dezembro

     

    O saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) termina na próxima quinta-feira (15), e cerca de 12 milhões de brasileiros ainda não sacaram aproximadamente R$ 8 bilhões, segundo a Caixa Econômica Federal.

    Para aproveitar o benefício, basta solicitar pelo aplicativo FGTS ou diretamente em agências bancárias da Caixa (veja mais abaixo). Caso o trabalhador não saque ou não use o dinheiro até 15 de dezembro, ele voltará para a sua conta do FGTS.

    Responsável pela liberação do dinheiro, a Caixa depositou R$ 31,7 bilhões em contas digitais do banco, para quase 46 milhões de trabalhadores (uma média de R$ 690 por pessoa), e a liberação aconteceu por fases (entre 20 de abril de 15 de junho).

    O crédito de até R$ 1 mil ao qual o trabalhador tem dinheiro já foi depositado pela Caixa em uma conta poupança social digital, que foi aberta automaticamente pelo banco em nome de cada trabalhador.

    Se a pessoa não usou esse dinheiro em até 90 dias após a liberação, ele já voltou à sua conta do FGTS. Mesmo assim, a pessoa ainda pode usar o dinheiro, até o prazo limite  de 15 de dezembro.


08/12/2022 - MAIS DE 13 MIL VAGAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS

    A Prefeitura do Rio, através das secretarias de Trabalho e Renda (SMTE), Juventude Carioca, Ciência e Tecnologia e Políticas e Promoção da Mulher, está com mais de 13 mil vagas para cursos abertos neste mês.

    Algumas serão encerradas nesta semana. São cursos e oficinas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico, Design de Sobrancelhas, Desenho e Pintura, Hip Hop, Grafite, Formalização de Negócios, Robótica, Arquivos Digitais, Comunicação, Fotografia, entre outros.

    As Casas da Mulher Carioca estão com mais de 3.700 vagas em diferentes cursos de capacitação até o dia 11 de dezembro para mulheres a partir de 16 anos. Inscrições na internet por meio do site bit.ly/cursoscmc2023 ou ainda presenciais, das 10h às 14h, nas Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho (Rua Limites, 1349 – Realengo), Casa da Mulher Carioca Tia Doca (Rua Júlio Fragoso, 47 – Madureira), Casa da Mulher Carioca Elza Soares (Rua Marechal Falcão da Frota, n. 1782 , Padre Miguel). As aulas começam no dia 9 de janeiro.

    Para jovens que buscam o primeiro emprego, a SMTE divulga 6 mil vagas para o Rio de Janeiro por meio de parceria com o Instituto PROA, que tem inscrições até o dia 12 de dezembro pelo site https://www.proa.org.br. Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio de Janeiro. O Instituto PROA tem mudado a vida dos jovens do Rio de Janeiro. Centenas das melhores empresas do país buscam jovens capacitados pelo PROA para contratar. As aulas iniciam no dia 16 de janeiro.

     

07/12/2022 - NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NA SEXTA FEIRA DIA 09/12

    O SINDAUT informa que na próxima sexta feira, dia 09/12, NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE quando o Brasil joga contra a Croácia.

03/12/2022 - HORARIO DE EXPEDIENTE NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 05/12

    O SINDAUT informa que nesta segunda-feira (05/12), o expediente será das 9h às 13h, quando o Brasil joga contra Coreia do Sul

01/12/2022 - HORÁRIO DO EXPEDIENTE NA SEXTA FEIRA DIA 02/12

    O SINDAUT informa que na próxima sexta-feira (02/12), o expediente será das 9h às 13h, quando o Brasil joga contra Camarões

28/11/2022 - APOIO A PEC DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E A VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO

    As Centrais Sindicais reunidas no dia 25 de novembro de 2022, em São Paulo, declaram seu apoio a aprovação urgente da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da Responsabilidade Social e à retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo. Propomos que o valor do salário mínimo em 2023 seja de R$ 1.342,00, considerando a estimativa da inflação de 2022 somado ao PIB de 2021.

     

    Não concordamos com o falso debate instituído em torno da PEC sobre a responsabilidade fiscal versus a responsabilidade social. A responsabilidade fiscal não pode ser às custas dos trabalhadores e trabalhadoras, da população mais pobre, nem tão pouco dos investimentos necessários para reconstrução do país. Ao contrário, as medidas previstas na PEC contribuem para a retomada do crescimento econômico nacional.

     

    A aprovação da PEC libera recursos para programas que atualmente estão praticamente zerados no orçamento de 2023, como: farmácia popular, merenda escolar, programa Minha Casa, Minha Vida e o aumento real do Salário Mínimo.

     

    A Política de Valorização do Salário Mínimo que vigorou entre 2007 a 2019, instituída a partir de negociação com o movimento sindical brasileiro, tem um enorme alcance como política pública, atingindo cerca de 60 milhões de pessoas entre assalariados, servidores, beneficiários da Previdência e de outros beneficiários de políticas sociais.

     

    A elevação do piso nacional contribuiu para reduzir as desigualdades salariais entre homens e mulheres, negros e não negros, entre regiões, com impacto positivo sobre os reajustes dos pisos salariais das diversas categorias de trabalhadores e de aposentados e pensionistas. Junto com o Bolsa Família, é reconhecida como um dos fatores mais importantes para o aumento da renda da população mais pobre e por induzir a ampliação do mercado consumidor interno, fortalecendo a economia brasileira. A política estabeleceu, ao mesmo tempo, uma regra permanente e previsível, promovendo uma recuperação gradativa.

     

    O ano de 2022 foi marcado por forte carestia que resultou em perda do poder de compra da classe trabalhadora, aumento da insegurança alimentar e aumento da inadimplência do orçamento das famílias. A recomposição da renda da classe trabalhadora é condição fundamental para a retomada do crescimento econômico com justiça social.

     

    Por esses motivos, as Centrais Sindicais defendem o reajuste do salário mínimo em 2023, com aumento real e o estabelecimento de uma mesa de negociação para construir uma nova política de valorização permanente do salário para os próximos anos.

     

    As Centrais Sindicais conclamam os parlamentares a se somarem na justa luta da classe trabalhadora e de todo povo brasileiro, aprovando a PEC da responsabilidade social.

     

    São Paulo, 25 de novembro de 2022

    Sergio Nobre, Presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores)

    Miguel Torres, Presidente da Força Sindical

    Ricardo Patah, Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)

    Adilson Araújo, Presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

    Moacyr Roberto Tesch Auersvald, Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores)

    Antônio Neto, Presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)

    Nilza Pereira, Secretária-geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

    José Gozze, Presidente da Pública Central do Servidor

25/11/2022 - NAO HAVERA EXPEDIENTE NO DIA 28/11

    O SINDAUT informa que na próxima segunda feira, NÃO HAVERA EXPEDIENTE quando o Brasil joga contra a Suiça.

22/11/2022 - HORÁRIO DE EXPEDIENTE REDUZIDO NO DIA 24/11

     

    O SINDAUT informa que na próxima quinta-feira (24/11), o expediente será das 9h às 13h, quando o Brasil joga contra a Sérvia.


21/11/2022 - FEIRA EMPREGO RJ OFERECE MAIS DE 5 MIL VAGAS NO CENTRO DO RIO

    Feira Emprega RJ vai oferecer mais de cinco mil chances de trabalho para o fim de ano, no Centro do Rio


    Do Extra on line / Empregos

     

    A Secretaria estadual de Trabalho e Renda (Setrab) do Rio vai realizar uma feira de empregos para preencher cerca de cinco mil vagas, no Largo da Carioca, no Centro da capital. A ação visa a aproximar quem busca uma oportunidade no mercado com as empresas que querem contratar profissionais qualificados. O evento está marcado para os dias 22 e 23 de novembro, das 9h às 15h.

    A Setrab reuniu milhares de vagas de emprego temporárias para diferentes níveis de escolaridade, cargas horárias e salários. Haverá ainda um guichê específico para o atendimento de pessoas com deficiência.

    "A feira Emprega RJ é uma grande oportunidade para ajudar a população que está em busca de recolocação no mercado. Serão cinco mil vagas temporárias disponíveis por diversas empresas. Os interessados contarão com total apoio e orientação dos funcionários da Secretaria de Trabalho e Renda", afirmou o governador Cláudio Castro.

    As principais oportunidades oferecidas serão para o setor de comércio e telemarketing. Ao todo, 30 funcionários estarão presentes na feira para receber currículos e demais documentos para cadastramento no Sine e no portal Mais Trabalho RJ.

    "Esse período movimenta muitas oportunidades de emprego. Temos direcionado nossas equipes para captar essas vagas e oferecer à população, através do Sine e do Mais Trabalho RJ", destacou o secretário de Trabalho e Renda, Patrique Welber.

    O sistema da feira de empregos funciona por compatibilidade: é feita uma análise comparativa do perfil do candidato cadastrado com a vaga ofertada pela empresa. Por isso, é importante que o cidadão mantenha seu cadastro atualizado nas plataformas, sobretudo na aba de experiências profissionais.

    Os candidatos devem comparecer ao local com os documentos de identificação, currículo e comprovante de residência.

11/11/2022 - COMUNICADO DE FERIADO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

    Comunicamos que não funcionaremos no dia 14/11, segunda feira, devido o feriado da Proclamação da Republica dia 15 de novembro, terça feira.

    Retornaremos nossos serviços no dia 16 de novembro, quarta feira

    SINDAUT

10/11/2022 - EQUIPE DE LULA PLANEJA REVER TRÊS PONTOS DA REFORMA TRABALHISTA. VEJA QUAIS

    Fonte: O Globo/ Geralda Doca — Brasília

     

    Está na mira a revisão do trabalho intermitente, que passaria a ser autorizado em setores específicos, como turismo. Proposta também deve incluir regras para trabalhadores de apps

     

    A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) priorizou rever três pontos da reforma trabalhista realizada na gestão de Michel Temer e que completa cinco anos nesta sexta-feira. Em uma sinalização à ampla frente que o apoiou, o petista não vai propor revogação de todas as mudanças trabalhistas, como chegou a ser defendido no passado pelo partido.

     

    De acordo com pessoas da equipe de transição envolvidas diretamente neste debate, os três pontos considerados fundamentais para serem revistos são: o regime de trabalho intermitente, por hora de serviço; a chamada ultratividade das normas coletivas; e a autorização para acordos firmados diretamente entre patrões e empregados sem o aval do sindicato da categoria.

     

    Uma das inovações da reforma, o regime intermitente não deve acabar, mas deve passar por ajustes. Nesse modelo, o trabalhador pode prestar serviço de forma esporádica e a várias empresas, podendo ganhar por horas, dias ou meses. São garantidos os direitos trabalhistas, mas se a contribuição previdenciária não for suficiente, ele precisa complementar do bolso.

     

    Hoje, a modalidade está presente em várias atividades da economia, como entretenimento, restaurantes e lanchonetes, indústria alimentícia, comércio, escolas, consultório médico e metalurgia, por exemplo. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o saldo de empregos para intermitentes passou de 72.275 em 2020 para 92.696 em 2021. Até setembro deste ano foram abertas 59.158 vagas nesse regime.

     

    Acordo direto entre patrão e empregado

     

    Na visão de pessoas próximas ao presidente eleito, contudo, o modelo é considerado contrato precário. A ideia é permitir que o regime intermitente de trabalho valha apenas para setores específicos, como turismo, shows e buffets.

     

    Esses auxiliares também querem rever a medida que autorizou acordos diretos entre patrões e empregados sem o aval do sindicato. O tema chegou a ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou, durante a pandemia, a redução de salário e de jornada em situações de emergência.

     

    — O objetivo é resgatar o papel dos sindicatos e o fortalecimento das negociações coletivas – disse Antonio Megale, sócio da LBSs Advogados e consultor jurídico da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

     

    Convenções coletivas prolongadas

     

    A equipe de Lula também pretende voltar com a figura da ultratividade, que permite prolongar acordos e convenções coletivas em vigor até que as partes cheguem a um novo entendimento. Isso acabou com a reforma.

     

    — Com o fim da ultratividade, direitos sociais conquistados há décadas e que representam um avanço para as categorias caem por terra com o fim do acordo e, geralmente, as negociações são demoradas — disse o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

     

    Para o advogado Bruno Freire e Silva, professor de Direito Processual do Trabalho da UERJ, ainda que o novo governo reveja pontos específicos da reforma, a medida pode causar insegurança jurídica a trabalhadores e empresas, com reflexos na economia.

     

    — Mexer na ultratividade, nos intermitentes e na negociação individual será um retrocesso, no caminho adotado nas opções legislativas de flexibilização das relações trabalhistas – disse Freire.

     

    Segundo ele, a pandemia acabou por atrapalhar a perspectiva de geração de empregos trazida pela reforma.

     

    — No atual cenário vislumbro a necessidade de regulamentação de trabalhos informais e em plataformas digitais. Há muito trabalho, mas sem uma devida regulamentação, que não foi realizada pela Reforma Trabalhista.

     

    Trabalhadores de plataformas

     

    A equipe de Lula também estuda criar regras e proteção social para os trabalhadores de plataformas, como Uber, mas ainda não há detalhes. A estratégia será abrir um canal de diálogo com esses prestadores de serviço.

     

    O governo de Jair Bolsonaro discutiu o tema, mas não chegou a encaminhar uma proposta ao Congresso. A ideia era cobrar uma contribuição previdenciária descontada do salário dos trabalhadores pelas plataformas.

     

    Segundo interlocutores, a estratégia do governo Lula para mexer na reforma será criar um grupo tripartite, com a representação de empregadores, trabalhadores e governo para rever os pontos da reforma.

     

    Imposto sindical obrigatório

     

    Por outro lado, não há previsão da equipe de transição em rever pontos como o fim do imposto sindical obrigatório, uma das mudanças mais criticadas por centrais sindicais, algumas delas ligadas a partidos que apoiaram Lula na campanha eleitoral. Na visão da equipe que trabalha na transição, não é possível voltar com a cobrança que foi extinta.

     

    Nos pontos que devem ser mantidos também estão a prevalência de acordos firmados entre empresas e sindicatos de trabalhadores sobre o legislado, além de artigos que tratam sobre banco de horas, home office, jornada de trabalho, divisão de período de férias, dentre outros.

     

    A reforma trabalhista abrange todos os trabalhadores com carteira assinada. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, o estoque de assalariados atingiu recorde de 42,825 milhões em setembro.

     

    Após o retorno das atividades com o controle da pandemia de Covid, em 2021 e neste ano, houve uma desaceleração na geração de empregos, mas com saldo positivo de 2,147 milhões entre janeiro e setembro.

     

    — A reforma trabalhista deve estimular a formalização do mercado de trabalho, ao reduzir os custos de contratação – afirmou o analista da Tendências Consultoria, Lucas Assis.

     

    Desemprego em queda

     

    Para o economista José Márcio Camargo, a ideia de rever os três pontos considerados prioritários não “mataria” a reforma, aprovada em 2017, mas é um retrocesso.

     

    — A reforma é bastante ampla. Tem várias coisas importantes. Por exemplo, valoriza a negociação coletiva em detrimento da legislação, flexibiliza o próprio contrato de trabalho, acaba com o financiamento dos sindicatos via imposto, cria novos tipos de contrato de trabalho – disse Camargo.

    Segundo ele, essa é uma das razões da queda na taxa de desemprego, porque os salários ficaram mais flexíveis.

     

    — O mercado está funcionando de forma muito mais eficiente, o que reduz a taxa de desemprego, que, por sua vez, gera pressão inflacionária – destacou o economista.

     

    Os retrocessos no Brasil em 2022

     

    A mudança na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) teve início em dezembro de 2016, com o ex-presidente Michel Temer. Com apoio das centrais sindicais, ele enviou ao Congresso um projeto de lei propondo uma minirreforma trabalhista. Na prática, legalizava acordos firmados entre empresas e sindicatos de trabalhadores não reconhecidos pela Justiça.

    Nas mãos do relator, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), o projeto ganhou uma dimensão muito maior com mudanças em vários artigos CLT. A proposta foi aprovada na Câmara por 296 votos favoráveis e 177 contrários. Toda a bancada do PT votou contra, com 52 votos.

     

    O governo Bolsonaro tentou, no fim de 2019, fazer uma reforma trabalhista por medida provisória (MP), criando o contrato Verde e Amarelo para estimular a contratação de jovens, com direitos trabalhistas reduzidos. A proposta avançou na Câmara dos Deputados e emperrou no Senado.

     

    Mudanças no Ministério do Trabalho

     

    A tendência é que, no governo Lula, o Ministério do Trabalho e Previdência, seja desmembrado. Um dos nomes cotados para assumir o Trabalho é de Luiz Marinho (PT-SP), eleito deputado federal e que já comandou a pasta.

     

    Mas a indicação ainda não está definida. Uma corrente defende que Carlos Luppi, presidente do PDT, que apoiou Lula no segundo turno, seja agraciado. A ideia é que ele apresente alguém da cota do partido.

     

    Para o Ministério da Previdência, a tendência é indicar um nome político pra facilitar a composição de uma base no Congresso.

14/10/2022 - DIA 17/10 NÃO TERÁ EXPEDIENTE - FERIADO DA CATEGORIA

    FERIADO DA CATEGORIA

    O SINDAUT informa que na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, não haverá expediente em função do Feriado da Categoria de Empregados de Agentes Autônomos do Comércio, previsto na CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO – Cláusula Vigésima Sétima – Dia do Empregado de Agente Autônomo do Comercio no Município do RJ.

    Voltaremos a atender  normalmente na terça-feira, dia 18/10, a partir das 9h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O SINDAUT informa que funcionará no dia 09/06, SEXTA FEIRA, devido o feriado de CORPUS CHRISTI. Voltaremos às ATIVIDADES NORMAIS NA SEGUNDA FEIRA DIA 12/06
SINDAUT FIRMA PARCERIA COM A ACM/ LAPA Os associados ao SINDAUT têm direito a descontos nas mais diversas atividades oferecidas pela ACM/LAPA nas seguintes modalidades: Natação, Hidroginástica, Muscul...
Corte volta a analisar processo nesta sexta-feira (19); caso foi iniciado em 1997 Fonte: CNN Brasil – Formato reduzido Entre os dias 19 e 26 de maio o Supremo Tribunal Federal deve analisar um process...
    Caixa emite NOVO ALERTA DE GOLPE no FGTS A Caixa Econômica Federal emitiu um comunicado com o intuito de esclarecer que uma publicação viral nas redes sociais, juntamente com um vídeo, q...
A PARTIR DE SEGUNDA O PAGAMENTO DO PIS TEM NOVO VALOR   O abono salarial do PIS/Pasep de 2023 (ano-base 2021) volta a ser pago na segunda-feira (15) a dois novos grupos. A estimativa é que nesta...