PIS: VEJA COMO RECEBER O ABONO EM 2024

29/01/2024 12:25:09

Calendário PIS 2024: veja quando será pago abono

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício importante para milhares de trabalhadores brasileiros, proporcionando um abono salarial anual. O governo federal divulgou o aguardado cronograma de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2024, vinculado ao ano-base 2022.

Trabalhadores do setor privado e servidores públicos serão contemplados com benefícios proporcionais ao mês de nascimento, acompanhando o reajuste do salário mínimo. Confira as informações cruciais para garantir que você receba seu abono no tempo certo.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 24,5 milhões de trabalhadores serão beneficiados, totalizando R$ 23,9 bilhões em pagamentos. O abono seguirá a ordem do mês de nascimento do beneficiário, tanto para trabalhadores privados (PIS) quanto para servidores públicos (Pasep). Os pagamentos iniciarão em 15 de fevereiro e se estenderão até 15 de agosto.

Quem tem direito ao PIS 2024?

Para garantir o recebimento do abono em 2024, é essencial atender aos seguintes critérios: ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, ao longo de 2022; estar inscrito no PIS ou Pasep por pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2022; e assegurar que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador ao governo.

Aqueles que não terão direito ao abono incluem empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física, e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica. Certifique-se de cumprir esses requisitos para garantir o PIS em 2024.

Calendário de pagamento PIS 2024

As datas para pagamento do PIS 2024 são baseadas nas datas de nascimento dos trabalhadores, confira:

Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro

Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março

Nascidos em março: a partir de 15 de abril

Nascidos em abril: a partir de 15 de abril

Nascidos em maio: a partir de 15 de maio

Nascidos em junho: a partir de 15 de maio

Nascidos em julho: a partir de 17 de junho

Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho

Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho

Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho

Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto

Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto

Qual o valor do abono?

O valor do PIS 2024 será proporcional ao período trabalhado em 2022, sendo o benefício máximo equivalente ao salário mínimo de 2024, estabelecido em R$ 1.412,00.